Desenvolver Soft Skills, ou as chamadas habilidades socioemocionais, é uma parte fundamental para o sucesso profissional, independente do cargo ou função desempenhada. Alguns exemplos são comunicação, produtividade, empatia, trabalho em equipe e negociação.
Se tem funcionários possuem as mesmas habilidades técnicas, o que faz um ser promovido e o outro não está justamente nestas habilidades.
Se você já entendeu a importância de desenvolver as Soft Skills e está procurando sobre os melhores livros para isso, então confira nosso artigo sobre alguns dos melhores best-sellers que irão impulsionar ainda mais o seu aprendizado!
Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência. Segundo Goleman, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo. Partindo de casos cotidianos, o autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até no nosso bem-estar físico.
Neste livro, Simon Sinek defende o senso de propósito – o porquê – está como a principal causa que inspira uma equipe a dar o melhor de si e a tornar algumas empresas mais inovadoras, admiradas e lucrativas que outras. Com exemplos de líderes como Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright, você descobrirá como pensam os grandes líderes e descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações construídas.
Saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, pode parecer uma tarefa simples, mas é na realidade tarefa das mais difíceis. Nesta obra, no Brasil e no mundo, Marshall Rosenberg, psicólogo clínico e criador do método da “Comunicação Não-Violenta”, explica os valores e princípios por trás dessa metodologia de comunicação, baseada em 4 componentes (observação, sentimentos, necessidades e pedidos) e explica porque ela é capaz de melhorar os relacionamentos em família, no trabalho, entre vizinhos e outras esferas.
O poder e influência do nosso mindset, a atitude mental com que abordamos a vida, influencia decisivamente o êxito pessoal e profissional. Além disso, a autora aborda os dois tipos fundamentais de atitudes mentais: a fixa e a progressiva. Pessoas com uma mentalidade fixa não querem ficar mal se falharem, por isso preferem não arriscar e permanecerem onde estão. Se surgem críticas construtivas, eles ignoram. Acreditam que todo mundo chega onde chega por ter um talento especial; já pessoas com mentalidade de crescimento veem o esforço e a consistência como o real motivo de se obter sucesso. Em vez de evitar desafios, aproveitam eles. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.
Neste livro, Cal Newport propõe eliminar a desordem, os ruídos dos problemas secundários e a distração do mundo moderno para possibilitar a concentração em um trabalho profundo e produtivo. Na primeira parte do livro, Newport argumenta que, em quase todas as profissões, cultivar uma ética de trabalho profunda (Deep Work) produzirá enormes benefícios. Na segunda parte, ele então apresenta um regime de treinamento rigoroso, focado em quatro “regras”, para transformar sua mente e hábitos para apoiar essa habilidade (i) trabalhe profundamente, (ii) abrace o tédio, (iii) saia das redes sociais, e (iv) elimine as superficialidades.
Embora não seja um livro focado exatamente em produtividade, este clássico publicado originalmente em 1989 e com mais de 25 milhões de cópias vendidas desde seu lançamento, foca na importância de desenvolver sete hábitos capazes de modificar comportamentos a longo prazo e impactar positivamente a produtividade. Entre os hábitos estão começar com o fim em mente e colocar as primeiras coisas primeiro.
Este clássico de negócios e best-seller do New York Times foi totalmente atualizado para um mundo onde a Comunicação qualificada é ainda mais importante do que nunca. “Conversas Cruciais” fornece táticas de comunicação para garantir que cada conversa – especialmente as difíceis – leve aos resultados desejados. Repleto de exemplos e baseado em anos de estudos e pesquisas sobre o assunto, o livro fornece táticas para iniciar e estabelecer um diálogo produtivo baseado em sete passos.
Combinando histórias reunidas a partir de sua rica trajetória como terapeuta (distribuídas entre quatro personagens inesquecíveis) à sua própria experiência como paciente, Lori nos oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas. O livro nos leva a uma jornada emocionante de autodescoberta, e nos lembra sobre a importância de sermos ouvidos, mas de saber ouvir também. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem nessa busca pelo autoconhecimento.
O livro “What’s Your Problem? To Solve Your Toughest Problems, Change the Problems You Solve”, de Thomas Wedell-Wedellsborg, afirma que muitas vezes começamos a resolver um problema sem pensar com profundidade se estamos resolvendo o problema correto, e nos concentramos em resolver os problemas errados. As consequências são graves: os líderes travam as batalhas estratégicas erradas, equipes gastam sua energia em trabalhos de baixo impacto, startups criam produtos que ninguém quer. De acordo com o autor, a solução está em reformular, reanalisar (Reframe). Usando histórias reais e exemplos incríveis, o autor propõe um método simples de três etapas para identificar o problema correto: Indique o problema (Frame), Pense em outras formas de ver o problema (Reframe) e Siga adiante (Move Forward); e afirma que essa habilidade de Reframe pode ser desenvolvida e aprendida.
Saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, pode parecer uma tarefa simples, mas é na realidade tarefa das mais difíceis. Nesta obra, no Brasil e no mundo, Marshall Rosenberg, psicólogo clínico e criador do método da “Comunicação Não Violenta”, explica os valores e princípios por trás dessa metodologia de Comunicação, baseada em 4 componentes (observação, sentimentos, necessidades e pedidos) e explica porque ela é capaz de melhorar os relacionamentos em família, no trabalho, entre vizinhos e outras esferas.
Se você procura desenvolver as Soft Skills da sua equipe, saiba que a Mentorflix oferece um programa completo e personalizado com sessões de Mentorias um a um ou em pequenos grupos, acesso a uma plataforma de vídeos com sessões de Mentorias pré-gravadas com alguns dos CEOS e profissionais mais renomados do mercado, material complementar e acesso a uma comunidade de membros para tirar dúvidas e compartilhar experiências
Receba conteúdos para desenvolver habilidades socioemocionais, descontos e novidades.
Aprenda com quem já chegou lá.
© 2024 Mentorflix. Todos os direitos reservados.