Engajamento da equipe: como manter a produtividade do seu time no trabalho

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O engajamento no trabalho pode ser definido como o nível de comprometimento e empenho do colaborador com a empresa e todos os esforços colocados em prática por ele.

O profissional engajado apresenta uma postura otimista e proativa no dia a dia, além de ter mais energia e paixão pelo que faz. Com isso, acaba gerando mais resultados para a empresa. As iniciativas de engajamento precisam ser adaptadas às necessidades deste indivíduo.

Neste caso, o líder desempenha um papel fundamental para manter o comprometimento e a Produtividade dos seus colaboradores, já que cerca de 70% do engajamento depende da liderança, segundo uma pesquisa da Gallup, famosa empresa de pesquisa de opinião nos Estados Unidos.

O mesmo estudo mostra que manter uma equipe engajada também faz bem para o bolso, tornando a organização 22% mais lucrativa. Aumentar o engajamento da sua equipe também melhora a lucratividade, porque funcionários mais comprometidos apresentam menores taxas de absenteísmo, são mais produtivos, desperdiçam menos, são mais proativos e apresentam menor turnover.

Pessoas ativamente engajadas e ativamente desengajadas

Para medir o engajamento dos funcionários, a principal ferramenta chama-se Q12, que contém as 12 afirmações listadas abaixo nas quais os colaboradores devem responder com: concordo plenamente, concordo, não concordo nem discordo, discordo e discordo totalmente.

1. Eu sei o que se espera de mim no trabalho.

2. Eu tenho os materiais e equipamentos de que preciso para fazer o meu trabalho corretamente.

3. No trabalho, eu tenho a oportunidade de fazer o que faço melhor todos os dias.

4. Nos últimos sete dias, eu recebi reconhecimento ou elogios por fazer um bom trabalho.

5. O meu supervisor, ou alguém do trabalho, parece se importar comigo como pessoa.

6. Há alguém no meu trabalho que incentiva o meu desenvolvimento.

7. No trabalho, as minhas opiniões parecem ser consideradas.

8.  A missão ou o propósito da minha empresa me dão a sensação de que o meu trabalho é importante.

9. Meus associados ou colegas de trabalho são comprometidos em produzir resultados de qualidade.

10. Eu tenho um melhor amigo no trabalho.

11. Nos últimos seis meses, alguém do trabalho conversou comigo sobre o meu progresso.

12. No último ano, eu tive oportunidades de aprender e crescer no trabalho.

A pesquisa já foi realizada em mais de 160 países pelo mundo e classificou os entrevistados em 4 grupos diferentes: engajados, desengajados, ativamente engajados e ativamente desengajados.

Os trabalhadores classificados como “engajados” se sentem conectados com o propósito da empresa e trabalham motivados, por isso apresentam níveis constantes de desempenho. Já os desengajados não tem uma conexão forte com a empresa e não trabalham por um propósito maior, apenas se concentram em realizar as tarefas, e costumam deixar a empresa com facilidade caso surjam outras oportunidades.

Os ativamente engajados além de serem comprometidos e motivados também impulsionam seus colegas de trabalho a se sentirem assim. Da mesma forma, trabalhadores ativamente desengajados vocalizam abertamente sua insatisfação pelo trabalho, e acabam espalhando negatividade e desmotivando seus colegas.

Como manter o engajamento da equipe no trabalho

Existem várias estratégias para manter a Produtividade da equipe e aumentar o nível de engajamento de cada colaborador. Veja a seguir 7 maneiras:

1. Ser um líder inspirador

Entender quais Soft Skills são valorizadas na organização e como elas devem ser abordadas culturalmente é fundamental. Comece definindo quais Soft Skills são mais valorizadas e deixe claro como elas apoiam a estratégia da organização.

2. Implementar iniciativas de desenvolvimento

Oferecer iniciativas de crescimento que possam fazer o colaborador progredir profissionalmente é uma ótima maneira de aumentar o engajamento. A educação é o motor de inovação e grandes mudanças em uma organização.

Ter a sensação de que não será possível sair do mesmo lugar é um verdadeiro entrave para que qualquer funcionário se sinta engajado, além de gerar um alto turnover e maior dificuldade para atrair talentos.

Nesse sentido, um bom líder conversa sobre planos de carreira com seus colaboradores, levando sempre em consideração as particularidades de cada um.

Um plano de desenvolvimento pessoal, ou PDI, é uma das melhores soluções para incentivar o crescimento dos colaboradores, e possui objetivos, metas e prazos, importante para manter os funcionários se sentindo reconhecidos e motivados

3. Criar um propósito no trabalho

O líder deve promover e incentivar o senso de propósito para que os funcionários sintam que seu trabalho é algo maior, que vai além de executar tarefas.

O turnover também acaba diminuindo quando entendem claramente qual a relação das suas atividades com o sucesso da empresa.

Nenhum funcionário se empenhará o suficiente se não tiver motivos para “vestir a camisa”. Quando o líder compartilha um desenho, um sonho ou objetivo maior, isso faz com que pessoas ao redor sintam que querem fazer parte daquilo.

4. Criar um organograma bem definido

Se você não sabe responder ao certo a função de cada uma das pessoas que compõem a sua equipe, é muito provável que eles também não saibam o que estão fazendo.


Na pesquisa conduzida pela Gallup, 50% dos colaboradores não sabem ao certo que atividades deveriam desempenhar.

Por isso, é primordial saber exatamente a função que cada um precisa desempenhar, as metas que precisa atingir, as atividades que precisa realizar, e se possui todos os conhecimentos técnicos e habilidades socioemocionais necessárias.

Somente com este item isoladamente, é possível aumentar o lucro da sua organização em 10%.

5. Desenvolver um planejamento estratégico

Qualquer planejamento é melhor que nenhum planejamento. Para que as metas e objetivos do planejamento estratégico sejam alcançadas, a cultura organizacional deve ter sido traçada facilitando que isso ocorra.

Entender o ambiente externo, assim como quais mudanças estão acontecendo no mundo, quais são seus concorrentes, fornecedores, e quais são as barreiras de entrada e saída, é o segundo passo para que este planejamento funcione.

Por fim, deve-se entender quais são as forças e fraquezas da organização, no contexto de ambiente interno.

Conectar os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico com as funções e características de cada colaborador permite uma visão clara da relação entre suas funções com as metas que devem ser atingidas e se sua expectativa de desenvolvimento poderá ser alcançada, promovendo ainda mais o engajamento e assegurando seu envolvimento no planejamento estratégico.

6. Reconhecer as conquistas da equipe

É muito importante celebrar conquistas no dia a dia profissional. Estudos concluiram que devido aos estímulos positivos que ser reconhecido desencadeia, nosso cérebro passa a entender que fazer essa atividade é algo bom e recompensador. Assim, temos maior tendência a continuar praticando aquela atividade atrás da recompensa.

 

A Pesquisa de Avaliação de Funcionários, estudo realizado pela Glassdoor, constatou que 53% das pessoas ficariam mais tempo em seus atuais postos de trabalho se fossem mais reconhecidos e sentissem mais gratidão por parte dos chefes.

Outra pesquisa chamada “Data Report: The State of Employee Experience” mostrou que pessoas que se sentem apreciadas em seus pontos fortes tem 30 vezes mais chances de se engajar.

7. Criar bons relacionamentos

Manter um bom relacionamento com o time garante um bom clima organizacional. É fundamental estabelecer relações de confiança e cumplicidade com os profissionais, para estimular o trabalho em equipe a fim de atingir os objetivos em comum da organização.

Isso pode ser alcançado através do exercício da empatia, que é se preocupar genuinamente com os colaboradores e agir a respeito, estimulando a confiança dos profissionais.

8. Dar feedback aos colaboradores

O feedback dos funcionários deve ser sempre construtivo, mas pode ser positivo, negativo ou neutro dependendo das circunstâncias. Também pode estar relacionado a qualquer coisa, desde o desempenho geral dos funcionários até incidentes e tarefas específicas

Não existe apenas uma ocasião específica, muito pelo contrário, se aplicado em cenários diversos ajuda ainda mais a aumentar o engajamento.

Portanto, se você deseja demonstrar reconhecimento para sua equipe, comprometimento com o crescimento de suas carreiras, promover uma cultura empresarial autêntica e aumentar a motivação no dia a dia, comece a implementar uma cultura de feedback dentro da empresa.

Você pode utilizar ferramentas como o feedback 360º, que promove uma avaliação do funcionário levando em consideração a opinião de colegas, chefes, subordinados e até mesmo uma autoavaliação.

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