Saber trabalhar em equipe é fundamental para o sucesso de uma empresa, já que aumenta a produtividade do time, melhora o clima organizacional e por consequência, reduz custos.
Para líderes, ter uma equipe forte é essencial, especialmente se suas equipes estiverem dispersas ou trabalhando remotamente. Mas como garantir que sua equipe esteja trabalhando com a maior eficiência possível, independente de onde estiverem?
Os melhores times não foram excelentes desde o primeiro dia, mas foram se adaptando conforme tiveram experiências. Deixar para ter reuniões apenas após falhas é um caminho a ser evitado. Ao invés disso, as reuniões devem ser frequentes, refletindo sobre o que está dando certo e o que está dando errado.
Reuniões um a um são direcionadas especificamente para cada indivíduo e tem como objetivo promover um feedback, oferecer um direcionamento e tirar possíveis dúvidas. Costumam acontecer uma vez por semana ou quinzenalmente.
As reuniões do tipo “daily”, ou check-in diário, como o próprio nome sugere, são diárias e costumam durar entre 15 a 30 minutos, com a finalidade de alinhar quais são as prioridades e entregas do dia. Por parte dos funcionários, esse é o momento de expressar opiniões e tirar suas dúvidas sobre o que foi proposto.
Já as reuniões “All Hands” envolvem todos da equipe, inclusive da alta gerência, para abordar assuntos que sejam de interesse coletivo e entender melhor o que ocorre de forma geral além das entregas de cada um, e se os projetos estão alinhados com os objetivos, metas e visão da empresa. Essas reuniões costumam durar de 1 a 2 horas e ocorrem, geralmente, quinzenalmente ou mensalmente.
Para que as reuniões sejam mais produtivas é primordial que a pauta seja estabelecida com antecedência e que os temas sejam organizados por ordem de importância. Além disso, os funcionários que participarão da reunião devem ser informados antecipadamente sobre os temas que serão abordados.
Celebrar as conquistas durante as reuniões é uma maneira poderosa de manter todos os colaboradores motivados. É importante que cada membro da equipe se sinta reconhecido de maneira individual e não apenas fale das conquistas de forma coletiva.
Além de elogios, premiações por metas alcançadas ou bônus também são uma ótima maneira de fornecer recompensas e manter todos motivados.
Um time excelente é formado por pessoas que têm espaço e se sentem seguras para falar sobre suas ideias e admitir erros. Os líderes podem promover a segurança psicológica, por exemplo, admitindo quando não sabem de algo ou parabenizando um membro da equipe por uma ideia muito diferente.
A segurança psicológica se apresenta em quatro aspectos dentro da experiência do colaborador, que são: se expressar; interagir; aprender e pertencer.
Toda vez que um funcionário não se sente confortável para expressar sua opinião, privamos um grupo inteiro de novos aprendizados.
“O trabalho em equipe flui muito melhor quando não existe o domínio de uma pessoa, mas quando o protagonismo é de toda a equipe” , afirma Antonio Werneck, Conselheiro de Administração e mentor da Mentorflix
Há vários estudos que comprovam que o modelo mental dos líderes pode ser responsável pelo sucesso – ou pelo fracasso – de uma empresa.
O estudo intitulado “As Dimensões dos Modelos Mentais dos Empreendedores e seus Impactos sobre o Desempenho Organizacional” fala sobre as sete dimensões básicas que podem impulsionar os modelos mentais dos empreendedores para um melhor desempenho de suas organizações. São elas: conhecimento, habilidade emocional, mente linear, relacionamento, missão e estratégia, criatividade e vocação.
Além disso, é importante assegurar que sua equipe esteja na mesma página e todos tenham as mesmas respostas para perguntas como “Quais são as prioridades atualmente?” ou “O que devemos fazer se acontecer determinado imprevisto?”.
Equipes que se conhecem também fora do ambiente de trabalho possuem maior facilidade de comunicação no dia a dia. Portanto, falar sobre assuntos pessoais nos momentos certos, é uma ótima maneira de conhecer melhor o outro e de se trabalhar melhor em equipe.
Para isso. é importante cultivar um interesse genuíno pela outra pessoa, e isso vai muito além de ser apenas “simpático”. Cultivar um interesse genuíno é conseguir sentir as emoções que a pessoa está sentindo em relação à uma situação e buscar soluções para poder ajudar de verdade.
Trazer uma perspectiva de fora e uma solução direcionada para cada caso pode ser extremamente útil. Existem aspectos intangíveis que só vêm com a experiência do trabalho, o tempo de carreira e familiaridade com a área de atuação/mercado que está inserido. Neste caso, sua empresa pode contratar pacotes de mentorias em pequenos grupos ou individuais.
Mentorias são ótimas para que os funcionários se mantenham atualizados sobre as últimas tendências e práticas recomendadas em seu campo, aprimorarem a comunicação e confiança entre si e se sentirem mais motivados e confiantes.
Na Mentorflix, oferecemos Mentorias um a um ou em pequenos grupos para sua empresa e seus colaboradores ainda têm acesso a uma plataforma de mentorias pré-gravadas com alguns dos melhores CEOs e profissionais do mercado, além de material de apoio. Se você pensa em assinar só para você, temos planos para pessoa física.
Praticar a escuta ativa significa prestar atenção verdadeiramente no que a outra pessoa está falando, ao invés de planejar a sua resposta durante a conversa. A escuta ativa nos permite ter conversas mais profundas e entender verdadeiramente o ponto de vista do outro.
Pessoas que de fato praticam a escuta ativa fazem perguntas abertas, nas quais a resposta não seja simplesmente “sim ou não”, escutam o que está sendo dito sem julgamentos e tentam verdadeiramente entender o lado da outra pessoa, são pacientes para tentar compreender toda a história, evitam distrações e sempre demonstram estarem atentas ao que está sendo dito.
Escutar ativamente reduz ruídos e mal entendidos na comunicação ao se trabalhar em equipe.
Cada membro da equipe é singular, e possui suas próprias aptidões e talentos. Separar as tarefas de acordo com as fortalezas de cada indivíduo da equipe é uma ótima maneira de se trabalhar melhor em equipe.
Além disso, é importante reconhecer que cada um também possui sua própria personalidade e essência, e entender isso será fundamental para gerenciar melhor conflitos e delegar com maior efetividade.
O senso de propósito dá um significado para o que a gente faz. Times precisam entender a razão pela qual estão fazendo o que estão fazendo. E quando o entendam, a priorização vem muito mais fácil.
O propósito da equipe pode ajudar a estimular a motivação, fazendo com que seus indivíduos se concentrem em algo que vai além do seu próprio sucesso profissional, de curto prazo.
Na verdade, uma maneira muito eficaz das equipes demonstrarem o impacto do que fazem é mostrar como afeta a vida dos clientes (ou partes interessadas) que atendem.
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