Se você busca desenvolver as Soft Skills (habilidades socioemocionais) do seu time, existem estratégias para facilitar este processo.
No contexto atual, as empresas já se deram conta da importância de desenvolver as Soft Skills de seus colaboradores e como elas influenciam o futuro da organização.
As Soft Skills são tão importantes que uma pesquisa conduzida pela Harvard, Stanford Research Center e The Carnegie Foundation revelou que 85% do sucesso profissional de uma pessoa é atribuído às suas Soft Skills.
Uma outra pesquisa conduzida pelo Linkedin, chamada Global Talent Trends 2019, afirma que 92% dos executivos acreditam que elas são tão ou mais importantes que as competências técnicas, chamadas Hard Skills.
Portanto, se você é um líder que busca estar próximo e participar do desenvolvimento das habilidades interpessoais da sua equipe, leia este artigo para descobrir como fazer isso da melhor forma possível.
A Mentoria não ajuda a desenvolver apenas o lado profissional, mas promove o desenvolvimento integral do indivíduo, contribuindo para que funcionários desenvolvam Habilidades Socioemocionais de suma importância como Resiliência, Comunicação, Produtividade, Inteligência Emocional, dentre outras.
Uma pesquisa recente conduzida pela Mentorcliq, afirma que 84% das maiores empresas americanas listadas na Fortune 500 possuem programas de Mentoria. Outras, como a da Sun Microsystem e da Survey Monkey, afirmam que existe um incremento de 72% na retenção de profissionais que passaram por programas de mentoria e que 90% dos profissionais que têm mentores se dizem mais felizes no trabalho.
As Soft Skills são como qualquer outra habilidade: quanto mais se pratica, mais se desenvolve. O feedback constante permite identificar quais são os pontos fortes e fracos de um indivíduo e quais Soft Skills ainda precisa desenvolver. Para tanto, é preciso investir em feedbacks individuais e coletivos.
Entender quais Soft Skills são valorizadas na organização e como elas devem ser abordadas culturalmente é fundamental. Comece definindo quais Soft Skills são mais valorizadas e deixe claro como elas apoiam a estratégia da organização.
As Soft skills são muito importantes no ambiente de trabalho, pois são fundamentais no desenvolvimento dos membros da equipe. O desenvolvimento delas, como de qualquer outra habilidade, requer tempo e prática. Por isso, o aperfeiçoamento das Soft Skills deve ocorrer de forma contínua e ser incentivado durante todo o ano, e não apenas com treinamentos pontuais.
Embora os estudos provem que as habilidades interpessoais são o que realmente diferenciam os profissionais em posições de liderança do resto do grupo, historicamente sempre existiu uma dificuldade em mensurar quão desenvolvidas são as Soft Skills de uma pessoa. Hoje, é possível adicionar números a tudo, portanto, investir na avaliação 360° possibilitará a seu time ter os os insights e as métricas de que necessitam para fazer uma autoavaliação de como está sendo o desenvolvimento real de suas habilidades interpessoais.
Entender o perfil profissional dos seus colaboradores é fundamental para que suas habilidades possam ser melhor aproveitadas.
Ao conhecer melhor a sua equipe, os gestores podem saber em quais áreas investir e como direcionar melhor seus feedbacks, além de ser útil para o autoconhecimento do funcionário, que pode se sentir motivado a desenvolver suas Soft Skills, facilitando muito esse processo.
Se você ficou interessado em desenvolver as Soft Skills da sua equipe e ir mais longe, saiba que a Mentorflix é pioneira neste processo e oferece sessões por assinatura com os melhores profissionais do mercado.
Acesse este link e nos envie uma mensagem para saber mais.
Receba conteúdos para desenvolver habilidades socioemocionais, descontos e novidades.
Aprenda com quem já chegou lá.
© 2024 Mentorflix. Todos os direitos reservados.